Sinais de alerta para procurar o Alergista


MKT   13 de junho de 2018   Noticias


Sinais de alerta para procurar o Alergista

É estimado que ao menos 20% da população brasileira sofra de alguma alergia. Apesar de ser um mal comum, a busca por um tratamento adequado, com um Alergista, ainda gera dúvidas e não é tão utilizado quanto deveria.

Além disso, é bastante comum que as pessoas procurem tratamento para os sintomas e não uma solução definitiva para a doença responsável por eles. Como por exemplo, se surgem manchas pela pele, geralmente, o paciente procura por um Dermatologista, já quando o problema é respiratório, por um Otorrino e, embora esses especialistas possam solucionar a questão momentaneamente, um Alergista poderá fazer um diagnóstico mais adequado e completo.

Se você ainda tem dúvidas sobre quando deve procurar um Alergista, confira alguns sintomas muito comuns e que nem sempre são associados a quadros alérgicos:

Nariz escorrendo e espirros constantes

A coriza é um sintoma bastante comum a uma série de doenças bacterianas e viróticas. Por isso, as diferenças entre essas doenças de uma crise alérgica são bem sutis. Geralmente, a secreção expelida pelo organismo em caso de alergias é transparente e vem acompanhada de espirros constantes, coceira no nariz e obstrução nasal.

Isso não quer dizer que você deva se conformar com estes sintomas tão incômodos e por vezes até mesmo constrangedores. O diagnóstico adequado, feito por um médico especialista, pode ser a chave para uma nova vida.

Coceira na pele

A coceira na pele pode ser sintoma de uma série de doenças, entre elas as alergias. A dermatite atópica, por exemplo, é uma inflamação da pele, geralmente causada por uma predisposição genética, em que há excesso de produção de anticorpos IgE. Esses anticorpos causam uma reação exagerada da pele quando entra em contato com substâncias alergênicas. Nesses casos, as lesões aparecem por todo o corpo, não necessariamente nas partes que tiveram contato com a substância alergênica.

A dermatite de contato, por outro lado, é caracterizada pelo aparecimento de lesões apenas nas áreas que tiveram contato com os alérgenos, como produtos de limpeza, pelos de animais, determinados tecidos ou itens de higiene. Já a Urticária é multifatorial e pode ser causada por alergia a alimentos, picadas de inseto, medicamentos entre outras coisas.

Vômito e Diarreia

Alergias alimentares podem desencadear uma série de sintomas e costumam ser as mais difíceis de serem diagnosticadas. O vômito e a diarreia estão entre os indícios mais comuns desse tipo de doença. Ela pode aparecer em qualquer fase da vida e por diversas causas, até mesmo alimentos que antes eram consumidos normalmente. Nesse caso, apenas um teste feito por um Alergista ou um Gastroenterologista pode apontar precisamente os alimentos responsáveis pela alergia.

Vale lembrar que, embora as alergias sejam muito particulares e que possam ter causas variadas de individuo para individuo, alguns alimentos têm maior potencial alergênico, como é o caso do leite, do ovo, do glúten e dos frutos do mar.

Falta de ar e sibilância

A falta de ar e a sibilância são sintomas muito característicos da Asma. Uma doença respiratória crônica caracterizada pela inflamação e obstrução das vias respiratórias. A sibilância, ou pieira, é identificada quando a respiração apresenta um som parecido com o de um assobio, o que indica o estreitamento das vias respiratórias.

As crises asmáticas podem ter causas variadas como o contato com poeira, ácaros, fumaça de cigarro, pelos de animais entre outros.

Bolsa debaixo dos olhos ou olheiras

Esse é um sintoma frequentemente ignorado pelas pessoas. Isso porque ele é muito associado ao cansaço, tão comum nos tempos atuais em que as pessoas vivem sobrecarregadas. No entanto, este pode ser um indicio de alergia. Este sintoma, geralmente, vem acompanhado de olhos vermelhos, irritados e lacrimejantes. Pólen, poeira, alguns colírios ou até mesmo lentes de contato podem causar esse tipo de sintoma.

É importante lembrar que todos os sintomas mencionados aqui são genéricos e podem ser indicio de outras doenças. Vale sempre observar a frequência e o contexto onde eles estão inseridos.

Clique aqui e agende agora mesmo sua visita ao Alergista através do whatsapp.

 

(61)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Sinais de alerta para procurar o Alergista"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!