Autoexame de Mama: 5 minutos que podem salvar a sua vida


MKT   16 de outubro de 2018   Noticias


Autoexame de Mama: 5 minutos que podem salvar a sua vida

O autoexame da mama não demora mais do que 5 minutos, é rápido e muito simples! Tenha o hábito de se examinar uma vez por mês, por volta do sétimo dia após o início da menstruação. Se você não menstrua mais ou faz uso contínuo de remédios para não ficar menstruada, escolha um dia fixo no mês e lembre-se de realizar autoexame todos os meses do ano. Siga o passo a passo:

  • EM FRENTE AO ESPELHO
    De frente para o espelho, com os braços estendidos ao lado do corpo, procure por caroços (nódulos) mesmo que não doam, veja
    se tem secreção saindo do mamilo (espontaneamente ou quando apertado) e alterações na pele ou formato da mama (abaulamentos, feridas, coloração, coceira, entre outros fatores incomuns). Agora levante os braços (com as mãos acima da cabeça) e observe, verifique também se os mamilos estão alinhados e se há edema (inchaço) em um dos lados. Por último abaixe os braços e coloque as mãos na cintura e continue a observação, depois incline o corpo para frente, ainda com as mãos na cintura e supervisione a aparência geral das mamas.

 

  • NO CHUVEIRO
    Coloque uma mão atrás da cabeça e com o outro braço, coloque o dedo indicador, médio e anelar sobre a mama. Faça
    movimentos circulares deslizando por toda a mama. Utilize a mão esquerda para examinar a mama direita e a mão direita para examinar a mama esquerda. Além de movimentos circulares na mama, estenda a palpação até às axilas.

 

  • DEITADA
    Coloque um travesseiro embaixo do ombro, no lado que for examinado primeiro e repita os movimentos circulares de palpação
    na mama e axilas. Faça a sua rotina de autoexame mensalmente e a qualquer sinal de alerta procure o seu médico mastologista.

O câncer de mama é uma doença grave que quanto mais cedo for detectada, mais fácil é a chance de cura. Quanto maior for o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia importantíssima na luta contra o câncer de mama.

(16)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Autoexame de Mama: 5 minutos que podem salvar a sua vida"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!