O que, de fato, é a TPM?

A TPM é um conjunto de sensações que antecedem a menstruação, geralmente 10 dias antes. Ele é muito comum nas mulheres, ocorrendo em cerca de 70% dos casos, segundo dados do Ministério da Saúde. Durante o período pré menstrual é muito comum muitas mulheres sentirem sintomas físicos e psicológicos sendo alguns dos sintomas:

  • ansiedade
  • irritabilidade
  • alteração de humor
  • dores de cabeça
  • compulsão por doces ou salgados
  • baixa autoestima
  • inchaço
  • acne
  • cólica

Tais sintomas são comuns pois o corpo está passando por um grande desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona, neste período o corpo está vivendo uma montanha russa de hormônios. Pensando nisso, fizemos uma lista de algumas dicas para diminuir esses sintomas.

Beba chá diversos (com exceção do chá preto)

O chá ajuda a acalmar e alguns, como o de camomila, ajudam a dormir mais tranquilamente. Alguns chás diuréticos também ajudam a diminuir o inchaço.

Alimentos ricos em cálcio e vitaminas

Uma alimentação saudável é essencial nesse período. Alimentos como iogurte e queijos, e aqueles que têm vitaminas B6, C e E são ótimos para ajudar a diminuir os sintomas.

Faça exercícios

Exercícios como yoga, alongamento e dança do ventre são exercícios que massageiam os órgãos internos e contribuem para o alívio da cólica menstrual, além disso se exercitar é importante para manter o corpo saudável o que contribui para a diminuição dos efeitos da tpm. 

Não coma chocolate

Por mais triste que possa parecer, não é recomendado comer chocolate durante a TPM, pois ele ajuda no aumento de corrimentos e infecções na área vaginal. Sem contar que durante o fluxo de emoções da TPM, o prazer momentâneo geralmente vêm seguido com o sentimento de culpa.

Esperamos que esse textinho ajude a diminuir os sintomas chatinhos da tpm, mas que fazem parte da vida de muitas mulheres! 

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