A dengue, zika vírus e chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti quando ele está infectado. No Brasil, os casos de pessoas infectadas pelas doenças advindas desse mosquito são altas pois trata-se de um mosquito doméstico, isso significa que, ele se aloja dentro ou próximo a domicílios, principalmente em áreas urbanas e locais com alta densidade populacional. Por isso, nós precisamos aprender, de fato, a prevenir a proliferação do aedes aegypti.

Evite o acúmulo de água

Pode parecer óbvio mas é um passo que muitas pessoas deixam passar. O mosquito adora água limpa, não necessariamente potável, mas esse ambiente é propício para a proliferação do aedes aegypti. Evite deixar acumular água em objetos que ficam expostos a chuva, vire a boca das garrafas para baixo, se o seu quintal tiver tendência a acumular água é importante que ela seja retirada. Um detalhe importante é lavar as vasilhas de água dos seus bichinhos de estimação, pois o mosquito pode colocar seus ovos ali. E coloque sempre areia ao redor do vaso de plantas. 😉

Tome a vacina contra a dengue

A vacina contra a dengue foi criada para evitar a proliferação da doença. Ela é licenciada apenas no Brasil e não é certo de que torna imune a outras doenças causadas pelo mosquito, mas é melhor sempre estar prevenido.

Piscinas

No verão a gente ama uma piscininha né? Mas é preciso tomar cuidado, pois eles podem ser o cenário perfeito para o mosquito colocar seus ovos! Por isso não deixe a água da piscina por muito tempo parada, limpe sempre e não deixe acúmulo de água nos arredores das piscinas.

Lixo

É importante termos consciência de onde descartar corretamente nosso lixo, por isso é importante sempre reciclar e descartá-los por meio da coleta normal da sua cidade e a coleta seletiva. Não jogue seu lixo na rua ou descarte-o em córregos, valas e riachos, isso faz com que eles entupam, transbordem e isso afeta também você!

Não esqueça de manter a lata de lixo bem tampada também!

Repelente

Nos lugares com maiores riscos de ser picado pelo aedes aegypti, use e abuse do repelente! Ele é muito eficiente para evitar que o mosquito chegue até você e é importante reaplica-lo durante o dia seguindo o tempo indicado pelo fabricante.

Nessa época de calor e muita chuva, é importante a gente se prevenir! Você evita que sua família e as outras famílias sofram com a dengue, zika vírus e chikungunya.

(41)

Compartilhe com os seus amigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *