Ultrassonografia: Para que serve e como é feita

A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.

A ultrassonografia pode ser indicada para:

  • Investigar a dor abdominal, nos flacos ou nas costas;
  • Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto;
  • Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
  • Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões ou
  • Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

Principais tipos:

Ultrassonografia morfológica

Este é um tipo especial de ultrassom que deve ser realizado na gravidez, entre as 20 e 24 semanas de gestação, para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente ou se ele apresenta alguma malformação, como a Síndrome de Down, mielomeningocele, anencefalia, hidrocefalia ou cardiopatias congênitas.

Ultrassonografia da tireoide

No ultrassom da tireoide médico observa o tamanho dessa glândula, seu formato e se ela possui algum nódulo. Esse exame pode ainda ser realizado para guiar uma biópsia para que seja retirada uma pequena amostra do tecido, em caso de suspeita de câncer, por exemplo.

Ultrassonografia abdominal

O ultrassom abdominal serve para investigar a dor no abdômen, se existem líquidos nessa região, ou avaliar órgãos como o fígado, rins, presença de massas e em caso de traumatismo ou pancada, na região da barriga. Além de também ser útil em caso de avaliação dos rins e as vias urinárias, por exemplo.

Clique aqui e agende agora mesmo a sua Ultra através do whatsapp.

(136)

Compartilhe com os seus amigos!

Categorias: Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *