Endocrinologista: Quando é o momento de procurar um?


MKT   20 de junho de 2018   Noticias


Endocrinologista: Quando é o momento de procurar um?

O que é endocrinologia?

Ministrada pelo Endocrinologista, essa é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.

Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o médico endocrinologista irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro.

Além disso, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este médico.

Quando o Endocrinologista pode te ajudar?

Os hormônios controlam diversas funções do nosso organismo, o paciente pode se consultar pela primeira vez com o
endocrinologista aos 20 anos para verificar se o funcionamento de todas essas substâncias está
bem equilibrado.
Nessa idade, é esperado que fatores de risco para doenças cardiovasculares, como os níveis de colesterol e
triglicerídeos, e os hormônios sexuais estejam em níveis saudáveis. O médico irá pedir uma série de exames e, caso esteja tudo normal, sua próxima consulta pode aguardar cerca de 3 anos caso não surja nenhum problema
nesse tempo.
Porém, existem algumas situações em que se deve procurar o atendimento de um médico endocrinologista o
mais rápido possível para restabelecer o equilíbrio das funções do corpo e evitar que as doenças de agravem.

Vamos conhecê-las:

  • Obesidade – o acúmulo de gordura no organismo pode levar a várias doenças, desde diabetes até problemas de locomoção e pressão alta, por exemplo.
  • Tireoide – a glândula, localizada no pescoço, é responsável pela produção de um hormônio que regula o funcionamento de todo o organismo.
  • Crescimento – crianças com crescimento abaixo do esperado para sua idade ou ainda de maneira rápida e desordenada podem ter como causa alterações hormonais.
  • Diabetes – A glândula responsável pela produção de insulina, o hormônio que “quebra” as moléculas de glicose, o pâncreas, não produz ou produz de maneira insuficiente a insulina.

A diabetes pode ser tanto uma doença silenciosa – ou seja, quem a tem não apresenta sintomas que permitam que seja identificada -, quanto provocar sintomas como sede excessiva, vontade frequente de urinar, cansaço, perda ou ganho de peso muito repentinas, alterações na visão e tonturas.

  • Osteoporose – a osteoporose é caracterizada pela fragilidade dos ossos, que podem se quebrar com maior facilidade. Apresenta-se na velhice, mas pode ter fatores que antecipem ou favorecem seu aparecimento, como consumo excessivo de álcool e falta de atividade física

Pode ser causada ainda por problemas hormonais ou deficiência de vitamina D que impedem a fixação do cálcio consumido na alimentação, fazendo com que o corpo utilize o cálcio presente nos ossos e cause seu enfraquecimento. 

  • Acne e excesso de pelos em mulheres – presença de pelos em lugares incomuns, como rosto, peito, abdômen, crescimento dos músculos, acne em excesso podem indicar presença excessiva de hormônios masculinos. O acompanhamento com um endocrinologista poderá equilibrar a presença destes hormônios no corpo feminino.

Em todos os casos citados é importante que, identificados os sintomas, seja consultado um endocrinologista.

Clique aqui e agende agora mesmo sua visita ao Endocrinologista diretamente pelo Whatsapp.

(21)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Endocrinologista: Quando é o momento de procurar um?"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!