Fonoaudiólogo: 6 Motivos para fazer uma visita


MKT   21 de junho de 2018   Noticias


Fonoaudiólogo: 6 Motivos para fazer uma visita

O fonoaudiólogo é o profissional especializado na correção e desenvolvimento da função auditiva, da linguagem oral e escrita, da fluência, da voz, da articulação da fala e da deglutição.

Trocar letras, língua presa e respiração oral: são alguns dos motivos que levam os pacientes ao fonoaudiólogo. Mas são muitas as situações em que esse tipo de trabalho pode ser útil, confira a seguir uma lista com 7 motivos para visitar o fonoaudiólogo.

  • Trocando as letras

Quando a criança troca as letras, é hora de consultar um fonoaudiólogo. Seja a letra P pela letra B; A letra F pela letra S. Quando existem dificuldades com a letra L, por exemplo, os exercícios envolvem a ponta da língua, com a leitura de diversas palavras na frente do espelho. Entre essas palavras, há algumas com a letra L, incentivando a pronúncia correta.

Um bom exemplo disso é o exercício que envolve a letra z: a fonoaudióloga sugere que a criança imite o zumbido da abelha. Na letra l, a brincadeira é estalar a língua no céu da boca, como o trotar de um cavalo.

  • Padrão respiratório

A consulta também pode ajudar o paciente a estabelecer um padrão respiratório. É muito comum crianças e adultos respirarem pela boca, o que diminui a imunidade e atrapalha a dicção.

  • Língua presa

Motivo de piada na época de escola, a fonoaudióloga afirma que muita gente confunde o significado de língua presa. “Na verdade, a língua é solta, passando dos dentes, o que dificulta a pronúncia de algumas letras”, explica.

Geralmente, a língua dessas pessoas é flácida e, segundo especialistas, exercícios para tonificar a língua melhoram a fala.

  • Traumas na mandíbula

    A fonoaudiologia ajuda também em casos onde a mandíbula sofreu algum tipo de trauma e, por razão disso, surge dor na região, além de dificuldades na fala e problemas para articular a fala e a mastigação.

  • Resistência da voz

    Chegar ao fim do dia com a garganta doendo ou totalmente sem voz é sinal de alerta quando isso se torna uma rotina, um fato muito comum para profissionais que usam muito a voz, como é o caso de professores que passam o dia alterando a voz por conta das aulas. A fonoaudiologia entra no cenário ajudando na resistência muscular da prega vocal, tratando ou melhorando a qualidade de voz.

  • Disfagia

    Há um profissional que trabalha em hospitais exclusivamente com pessoas que apresentam dificuldades para se alimentar após cirurgias ou acidentes que envolvam o uso de sondas.

    Deixar de usar a musculatura por um tempo pode fazer com que o alimento desça pela laringe, podendo provocar o engasgo e também pneumonia por aspiração. “Da mesma forma que a perna fica bamba quando o gesso acaba de ser tirado por um longo tempo, é preciso exercitar a musculatura da boca e da garganta novamente”, afirma uma especialista.

Clique aqui e agende agora mesmo sua visita ao Fonoaudiólogo diretamente pelo Whatsapp.

(15)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Fonoaudiólogo: 6 Motivos para fazer uma visita"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!