Holter 24 horas – Para que serve, Preparo e Orientações


MKT   5 de junho de 2018   Noticias


Holter 24 horas – Para que serve, Preparo e Orientações

O que é Holter 24h?

Holter 24h é um teste que tem como finalidade monitorar a atividade elétrica do coração, realizando registros que serão analisados pelo médico. Trata-se de um eletrocardiograma, porém realizado por um longo período, isto é, um dia.

O grande diferencial é que o exame permite entender melhor o funcionamento do coração e de suas variações, possibilitando que o médico cardiologista consiga diagnosticar eventuais doenças e tratá-las pontualmente.

Indicações

O exame é comumente indicado a pacientes que apresentam constantes variações do ritmo/frequência cardíaca, apresentando sintomas que aparecem e somem de maneira inesperada durante o dia.

Entre esses sintomas, o destaque vai para arritmia, palpitações, desmaios, tonturas e perda da consciência. Em alguns casos, o Holter pode, também, ser utilizado para monitorar o funcionando do coração depois de um infarto.

Como é feito o Holter 24h?

O primeiro passo para entender o teste é saber exatamente o que é um Holter. Ele nada mais é do que um aparelho com eletrodos – item que pesa cerca de 100 gramas -, utilizado para registrar o funcionamento/batimento do coração do paciente.

Os modelos antigos do Holter fazem a gravação das informações diretamente no próprio equipamento, utilizando um cartão de memória. Mas, atualmente,há versões que transmitem dados via Internet, o que possibilita a comunicação com o médico em tempo real.

O aparelho é usado de forma simples durante o período de 24 horas. O profissional responsável pela colocação do Holter limpa a pele da área peitoral do paciente, para deixá-la livre de cremes e demais produtos oleosos.

Esse passo é importante, pois senão os eletrodos não terão boa aderência à superfície e os resultados do exame serão comprometidos, sendo necessário realizá-lo novamente.

Depois da higienização, os eletrodos são fixados na pele do paciente. A quantidade mínima é de 3 eletrodos e a máxima é de 8. O número ideal será estabelecido pelo médico cardiologista.

O profissional, também, é responsável por escolher exatamente a posição de fixação de cada eletrodo, para examinar pontos específicos do coração, considerando os sintomas do paciente.

Depois, os eletrodos são conectados por fios ao receptor de sinais, ou seja, ao Holter, que fica preso em um cinto que deve ser mantido na cintura do paciente, durante a realização do teste.

Em alguns casos, o cardiologista pode solicitar que o paciente registre as suas atividades do dia, em um caderno, inclusive o horário em que os sintomas ocorreram, para poder analisar esses eventos com os dados registrados pelo Holter.

Terminado o exame, o paciente retorna ao laboratório ou hospital para a retirada dos eletrodos e para a entrega do equipamento, para análise dos dados e emissão do resultado do teste.

Preparo

  • Indica-se tomar banho antes de ir ao laboratório, clínica ou hospital;
  • Não usar cremes ou óleos na região do tórax antes do exame;
  • Se tiver marca-passo, ter consigo o número de identificação do aparelho, para registro das informações.

Orientações

  • Durante o exame, o paciente não deve deitar sobre colchões, sofás ou travesseiros magnéticos, uma vez que eles podem interferir no resultado do exame;
  • Enquanto estiver com o equipamento, o paciente deve realizar todas as suas atividades do dia a dia, menos tomar banho, para não desprender os eletrodos.
  • Recomenda-se o uso de um creme hidratante na área em que os eletrodos foram fixados, após o banho;
  • Não expor a pele do tórax ao sol por 5 dias, pelo menos;
  • Caso apresente lesões nos locais onde foram colocados os eletrodos, comunique seu médico para receber o tratamento adequado.

Clique aqui e agende agora mesmo seu Holter 24h através do whatsapp.

(66)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Holter 24 horas – Para que serve, Preparo e Orientações"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!