Tudo o que você precisa saber sobre Ecocardiograma


MKT   4 de junho de 2018   Noticias


Tudo o que você precisa saber sobre Ecocardiograma

O que é Eco?

O ecocardiograma, ou simplesmente eco, é um exame de ultrassom capaz de avaliar o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio-x, além de não expor o paciente à radiação.

O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente.
Quando esse exame é solicitado?

O ecocardiograma é um dos exames que mais oferece informações para o diagnóstico e acompanhamento das mais diversas doenças que acometem o coração, como insuficiência cardíaca (coração grande e fraco), sopro, sequelas de infarto, anomalias congênitas, para indicar cirurgia cardíaca, assim como acompanhar a evolução do coração no seguimento pós-operatório.

Ele é solicitado, ainda, para avaliar sintomas como falta de ar, palpitações, cansaço, inchaço e aumento da pressão arterial.

O eco pode ser usado para diagnosticar ou acompanhar diversas doenças. Confira as indicações do ecocardiograma de acordo com o tipo:

  • Monitorar o funcionamento do coração durante uma cirurgia
  • Checar o funcionamento de válvulas cardíacas artificiais
  • Procurar massas e tumores intracardíacos
  • Diagnosticar a acompanhar tromboembolismo pulmonar
  • Diagnosticar endocardite
  • Diagnosticar doença cardioembólica
  • Servir de orientação durante um cateterismo cardíaco
  • Diagnosticar uma dissecção da aorta.

Contraindicações

São raras as contraindicações para realização do ecocardiograma, no entanto, o transesofágico pode ser contraindicado para quem tem doenças graves do esôfago como câncer do esôfago ou estenose esofágica. Na dúvida, converse com seu médico ou médica.

Preparo para o exame

Não é necessária qualquer preparação especial para os ecocardiogramas transtorácico ou com Doppler.

Cuidados após o exame

Em geral, não há nenhum cuidado especial após a realização de uma ecocardiografia. Porém, feito o exame transesofágico, não se deve ingerir álcool nas 24 horas posteriores ao procedimento.

Clique aqui e agende agora mesmo seu Eco através do whatsapp.

(12)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Tudo o que você precisa saber sobre Ecocardiograma"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!