Importância da prevenção na Cardiologia


MKT   19 de outubro de 2017   Noticias


Importância da prevenção na Cardiologia

Problemas cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo. E ao contrário do que se pensa, as mulheres estão tão suscetíveis a eles quanto os homens, principalmente após a menopausa. A melhor prevenção contra problemas fatais como infartos e AVCs é a avaliação cardíaca precoce e regular. Assim, é possível evitar ou retardar a ocorrências de doenças do coração.

Por que ir ao cardiologista?

Quando se trata do coração, o que leva à fatalidade são problemas comuns e muitas vezes silenciosos, como a hipertensão e o diabetes. Ir ao médico com frequência ajuda a controlar essas doenças para assim, viver mais e melhor.

A aterosclerose, ou seja, o entupimento das artérias pela gordura, é um processo que ocorre devido à má alimentação e à predisposição genética de acúmulo de gordura. Isso pode começar desde a adolescência, indicado por níveis altos de colesterol e glicose no sangue. Portanto, devemos desde cedo ficar atentos à esse problema, pois o diagnóstico precoce salva vidas. Devemos evitar descobrir quando já está em estado avançado, ou muitas vezes quando já é tarde demais.

Quando ir ao cardiologista?

A genética é um fator muito importante para o surgimento de problemas cardíacos. Quem tem histórico familiar de doenças do coração, como casos de infartos e AVCs (derrames), deve ir ao cardiologista cedo, com 30 a 35 anos. O mesmo vale para quem pratica atividades físicas intensas.

Aqueles mais sedentários e sem histórico de doenças cardíacas podem começar um pouco mais tarde, com 35, 40 anos.

O médico pode pedir exames complementares, como o eletrocardiograma ou exames laboratoriais.

Na Prosaúde, você faz consultas e exames no mesmo lugar! A consulta com o cardiologista também inclui o eletrocardiograma, além da revisão para que o médico possa avaliar outros exames.

(3480)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Importância da prevenção na Cardiologia"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!