Setembro Amarelo: O que Posso Fazer Para Ajudar Quem Pensa em Suicídio?


MKT   13 de setembro de 2018   Noticias


Setembro Amarelo: O que Posso Fazer Para Ajudar Quem Pensa em Suicídio?

No mês de Setembro é trabalhado mundialmente a prevenção ao suicídio, o movimento Setembro Amarelo tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre essa questão.

No passado, esse assunto  já foi considerado um tabu maior, mas atualmente ainda passa por grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelo preconceito e falta de informação.

O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR QUEM PENSA EM SUICÍDIO?

Se você desconfia que alguém do seu ciclo social esteja passando por pensamentos suicidas, é muito importante que você converse diretamente com a pessoa que está sofrendo. Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. Procurar saber como a pessoa está, o que tem feito ultimamente, como está se sentindo.

O foco da conversa deve ser sempre o outro, por isso, não é recomendável:

  • Falar muito sobre si mesmo;
  • Oferecer soluções simples para os problemas que a pessoa relatar e desmerecer o que ela sente.

Você pode obter resultados positivos se a conversa for feita em um lugar tranquilo, sem pressa, respeitando o tempo da pessoa para se abrir.

Caso a pessoa se sinta à vontade para compartilhar o seu sofrimento, não é indicado:

  • Rechaçar (“Credo, isso é pecado!”),
  • Esboçar expressões de choque (“Não acredito que você tá pensando nisso!”)
  • Reprimir, caso o choro venha (“Pra que chorar? Você sempre teve tudo do bom e do melhor!”).

Oferecer suporte emocional e aconselhar sobre a ajuda profissional,  sempre se mostrando à disposição, caso a pessoa queira conversar novamente, são pontos importantes. Se a pessoa falar claramente sobre os seus planos de se matar e parece estar decidida quanto a isso, é primordial que ela não seja deixada sozinha. Podem ser contatados os serviços de saúde mental e familiares/amigos da pessoa.

Se você perceber que a pessoa não se sente à vontade para se abrir, deixe claro que você estará disponível para conversar em outras oportunidades. O CVV (Centro de Valorização Pela Vida), é uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, você pode indicar os serviços oferecidos por eles, que trabalham para promover o bem estar das pessoas e prevenir o suicídio, em total sigilo, 24h por dia. Aqui na Prosaúde, você pode procurar um Médico Gestor para que ele  diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende o profissional mais adequados para cada caso.

 

(19)

Compartilhe com os seus amigos!




Deixe seu comentário

Comentários para "Setembro Amarelo: O que Posso Fazer Para Ajudar Quem Pensa em Suicídio?"

Aproveite e seja o primeiro a comentar!